São redes de atenção à saúde que transcendem o território de um Serviço de Saúde, regional ou inter-regionais.

Modelo de Atenção Integral: Conjunto organizado de ações que promovem e facilitam o cuidado eficiente, eficaz e oportuna, que se dirige – e não ao paciente ou à doença como eventos isolados – às pessoas, considerados em sua integridade física e mental e como seres sociais pertencentes a diferentes tipos de família, que estão em permanente processo de integração e adaptação ao seu meio físico, social e cultural, que incorporar dimensões pessoais, continuidade, contexto, gênero e interculturalidade.

Os objetivos do modelo de atenção integral à saúde da clínica médica são: Aproximar o cuidado da população beneficiária, aumentar a satisfação do usuário, melhorando a capacidade de resolução e controlando os custos operacionais do sistema; alcançar um aumento crescente das ações de promoção e prevenção; incorporar mecanismos eficientes e participação efetiva, e; prestar cuidados de qualidade.
ginecologista em sobradinho
Modelo centrado no usuário: Um modelo de atenção centrado no usuário deve facilitar o exercício completo de seus deveres e direitos em saúde. Nessa ênfase do modelo, a participação de do usuário no processo de cuidado, na obtenção das informações requeridas, no tratamento dispensado e na o desenvolvimento da capacidade de autocuidado das pessoas como uma intervenção sistemática que garante Adesão a tratamentos e mudanças de comportamento que envolvem risco à saúde. Essa concepção Implica que o sistema de saúde seja menos paternalista com o usuário e assume uma postura mais “apoiadora e colaborador”.