Ordens e sindicatos de profissionais de cuidados com a saúde

Veja mais aqui
Outras informações relativas ao sistema de segurança social e ao seu financiamento, bem como às condições de cobertura de cuidados com a saúde podem ser consultadas no site da CLEISS. A nível nacional: ministérios – O Estado intervém diretamente no financiamento e na organização dos serviços de saúde e médico-sociais. Como tal, os ministérios responsáveis pela saúde, ação e contas públicas assumem uma vasta gama de responsabilidades, incluindo:

A gestão e implementação de políticas de saúde pública, monitorização e segurança sanitária, a fim de preservar e melhorar o estado de saúde da população através da prevenção de doenças crónicas, da luta contra riscos infecciosos ou ambientais, e protegê-la de ameaças à saúde.

Para conseguir isso, os ministérios contam com agências de saúde (Saúde Pública França, Agência Nacional de Apoio ao Desempenho dos Estabelecimentos de Saúde e Médico-Sociais), operadores públicos sobre os quais supervisionam, bem como parceiros independentes, como a Alta Autoridade de Saúde (HAS). a fiscalização de todos os estabelecimentos de cuidados e apoio, a formação dos profissionais de cuidados com a saúde .

O Estado assegura uma boa distribuição das estruturas de saúde, médico-sociais e ambulatórias em todo o território nacional. Assegura também a complementaridade efetiva dos profissionais destas estruturas, de forma a oferecer uma resposta adaptada e local às necessidades de saúde da população de cada território.